UTCAL Summit 2022
TELECOM & TECNOLOGIA
a transformação digital das utilities
Educação, Treinamento, Networking. Um local de encontro essencial para o melhor no setor de utilities. Venha buscar conhecimento! Conheça as tecnologias mais recentes, fique atualizado sobre políticas públicas e regulamentação e encontre importantes profissionais da indústria.
Para possibilitar essa transformação nas atividades de entrega de energia elétrica, gás, água, etc, as nossas utilities são dependentes das telecomunicações e das tecnologias inteligentes que estão sendo projetadas, implementadas e mantidas por profissionais altamente qualificados e de fornecedores de produtos e serviços inovadores.
O UTCAL Summit 2022 oferece painéis dinâmicos, workshops e palestras. Conheça os decisores da indústria e conecte-se com os fornecedores na área de exibição. Desfrute de atividades na bela praia da Barra da Tijuca, enquanto fortalece sua rede de relacionamentos e conhecimentos em nossos eventos paralelos: Prêmio ALTA, jantar, coquetel e muito mais. Este evento é imprescindível para os profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), interessados em não apenas manter as tendências, mas chegar à frente das oportunidades rápidas no cenário das utilities.
O UTCAL Summit 2022 promove o encontro de Concessionárias de Serviços Públicos com Reguladores, Governo, Centros de Pesquisa, Empreendedores, Indústria, Fornecedores e os principais especialistas nacionais e internacionais.
UTCAL Summit 2022
Programa Educacional
- Transformação Digital;
- Necessidades de espectro;
- Novos Modelos de Negócio para a implantação de telecomunicações;
- Colaboração;
- O impacto do Big Data em nossas redes de telecomunicações;
- Definição de Requisitos de Smart Grid;
- Cybersecurity;
- Infraestrutura e integração de IT/OT.
3000
Convidados
200
Empresas
20
+ Representantes do Governo
100
Fornecedores
15+
+ Países
UTCAL Summit 2022
Características do Evento
Ambiente de troca de conhecimentos onde são compartilhadas as diferentes visões, soluções e casos de sucesso brasileiros e internacionais.
- Forte presença das Concessionárias (2019 - mais de 600 especialistas, sendo 55% das utilities);
- Conteúdo internacional (presença dos principais especialistas dos EUA, Europa e América Latina);
- Grande troca de experiências entre os participantes;
- Aberto e livre: sem direcionamento para uma solução técnica específica ou fornecedor.
- Workshops Pré-conferencia;
- Um dia dedicado exclusivamente a plenárias e debates com especialistas;
- Dois dias de palestras e eventos técnicos abordando temas específicos, relacionados aos assuntos propostos pelas comissões temáticas;
- Três dias de exibição em Sistema Table Top para que os expositores demonstrem suas soluções;
- Entrega do Prêmio ALTA - America Latina Telecom Award aos vencedores;
- Oportunidades de networking - salas de reunião para participantes.
Realizado no excelente Centro de Convenções do Windsor Barra Hotel, Rio de Janeiro, RJ.
UTCAL Summit 2022
Temário
- Transformação Digital
- Convergência IT/OT
- Temas Emergentes para Modernização de Utilities
- Modernização de redes de telecom
- Soluções flexíveis para modernização de redes
- IP/MPLS x MPLS-TP
- Tecnologias Wireless
- Temas Regulatórios
- Compartilhamento de Infraestrutura - as dificuldades das utilities
- Segurança Física e Cibernética - Novos Desafios
- Otimização de redes de telecom para empresas de água e gás
- Estratégias para Automação e Mobilidade de Equipes
- Colaboração entre Utilities e Operadoras
- Data Analytics e Big Data
- Solução PLC para última milha
- Requisitos de Redes Inteligentes
O Evento em 2022
UTCAL Summit 2022, será novamente o ponto de encontro, onde serão discutidos os principais problemas e soluções pelos profissionais das Concessionárias de Serviços Públicos no que se refere aos sistemas de telecomunicações e suas aplicações.
Segurança, Cyber e Fisica
IT/OT – Tecnologia da Informação e Tecnologia Operacional (ou de Automação)
Desafios da Geração Distribuida
Fibra, Broadband e Compartilhamento
Telecom para Modernização da Rede e Data Analytics
Regulamentação, Politicas Públicas e Defesa das Utilities
Palestrantes
Confira a lista de confirmados
Realizado pela UTC América Latina, entidade sem fins lucrativos, o UTCAL SUMMIT tem como seu principal objetivo promover a aproximação e o debate das questões-chave para as telecomunicações das Utilities da América Latina.
Vinicius Caram
Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação – ANATELJulio Omori
Superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais – COPELLucas Pinz
Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios, Estratégia e Inovação – ENERGISAHeron Fontana
Diretor de Processos e Tecnologia na Neoenergia e Presidente do Conselho Diretor da UTCAL Gestão 2021-2023Paulo Osterkamp
Diretor de Vendas para Governo e Utilities – CISCOClaudio Puga
Diretor Comercial – LANDIS&GYRNycholas Szucko
CEO - Nozomi NetworksSerafim Ivo
Business Development Manager – OT - FORTINETUTCAL Summit 2022
Programação do Evento
29 Março, 2022 • Terça-feira
Workshop I - 4RF
Coordenador: Marco Pangos- Introdução às famílias de soluções Aprisa
Objetivo: Ajudar aos engenheiros de Telecom, Automação da Distribuição, Smart Grid (incluindo AMI/DER/VAR/Religadores) e Segurança Cibernética IP compreender a importância da seleção das diferentes opções tecnológicas em toda rede de Comunicações, SCADA, Automação, Tele proteção para minimizar CAPEX e otimizar DEC e FEC em suas redes (incluso as existentes de Legado que podem hoje ser integradas a redes de próxima geração da 4RF. Se ensinará como comparar em modo prático produtos de diferentes fabricantes para igual aplicação.- Desenho e implantação de uma rede SCADA de missão crítica
Objetivo: Ajudar aos engenheiros e técnicos a compreender os pré-requisitos de Sistemas em Utilities (Subestações, Estações de Geração e Transmissão, Redes de Energia Renovável, Distribuição) e desenhar as soluções com segurança cibernética e critério de RF livre de interferências, exigidos nas redes da década 2020. Descrever e usar as melhores ferramentas que assegurem disponibilidade e proteção do sistema desenhado em âmbito rural ou de alta densidade urbana. Veja como todos os modelos de produtos podem funcionar perfeitamente entre si para completar as comunicações de ponta a ponta da sua rede. Novo lancamento para 2022 no mercado.- Atividades pós-instalação – Otimização da Rede
Objetivo: Apresentar as soluções da 4RF para Gestão da Rede integrada aos Sistemas Centralizados das Utilities. Como melhorar o desempenho em campo de cada elemento radio das redes e sua coordenação, acréscimo de densidade de redes usando ATPC e ACM (Modulação Adaptativa) , setorização de desenho de redes de RF SCADA, escolher em modo dinâmico o melhor caminho de comunicação entre os disponíveis, focando em qualidade de serviço. Definição de QoS (qualidade de serviço a 8 níveis) para priorizar serviços em redes de missão crítica, estabelecimento de proteção física e cibernética de cada elemento e da rede como sistema. Gestão e controle centralizado desde SCADA Master e outros sistemas próprios das concessionárias a mínimo custo.- LTE, Soluções da 4RF para futuras redes IoT/IIoT e casos de sucesso
Objetivo: Apresentar as soluções da 4RF como evolução tecnológica focada em permitir atender as necessidades de IoT/IIoT em comunicações de missão crítica para Utilities permitindo um crescimento flexível em tecnologia e fabricante olhando para o futuro. Como melhorar, minimizando custos, a qualidade de serviço das Utilities e minimizar o tempo de restabelecimento de serviço com integração de redes de banda estreita com soluções nativas 3GPP LTE.- Demo e exercício prático de configuração, operação e controle de uma rede de rádios Aprisa da 4RF para Utilities
Objetivo: Trabalhando em grupos, os assistentes aprenderão como configurar, proteger, operar e gerenciar uma rede de vários rádios Aprisa da 4RF incluindo a Estação Base Protegida hot swap – hot standby que assegura comunicação sem interrupção de cada elemento da rede.Obs.: As palestras requerem que os participantes DEVEM trazer seus próprios laptop para fazer as sessões praticas. Ao final da sessão haverá sorteio de PRÊMIOS SURPRESA entre os participantes que passaram todos os capítulos.
Custo: Grátis com o registro completo da conferência. Um Certificado de Conclusão emitido pela UTCAL & 4RF será fornecido no final do curso. O registro é obrigatório e o tamanho da turma é limitado.
Workshop II - Furukawa
Coordenadores: Kahoe Faust, Rodrigo Lucion, Alexandre Senna- Soluções Furukawa Wireless - Onde a fibra óptica não chega
Objetivo: Apresentar as soluções Wireless Furukawa para transporte e acesso com alta confiabilidade para redes Administrativas, Operativas, Legadas, IP e IoT. Diversas soluções exclusivas!- Experiência Furukawa para conectividade em área rural.
- Soluções Furukawa para automação de redes de distribuição e subestações de energia elétrica.
30 Março, 2022 • Quarta-feira
SECRETARIA
Distribuição de Crachás
Distribuição de Pastas e Material dos Patrocinadores
Solenidade de Abertura
Heron Fontana - Diretor de Processos e Tecnologia
- NeoenergiaPaulo Osterkamp – Diretor
- CiscoSandoval Feitosa – Diretor
- AneelEfrain Cruz – Diretor
- AneelVinicius Caram - Superintendente
- AnatelPaulo Zerbati - Diretor
- State Grid Brazil HoldingAndré Moreira – CEO
- TaesaPainel Regulatório – Modernização da Operação, Impactos da Tecnologia 5G e Compartilhamento
Moderador: Dymitr WajsmanIniciando uma série de painéis estratégicos abordaremos aspectos regulatórios e o impacto da regulamentação dos setores de energia elétrica e de telecomunicações na modernização das empresas de utilities.
Eduardo Rossi – Assistente de Diretoria
- Aneel - Download da palestraVinicius Caram - Superintendente
- Anatel - Download da palestraJulio Omori - Superintendente
- Copel - Download da palestraLucas Pinz – Diretor
- Energisa - Download da palestraPainel Tecnologia de Telecomunicações para Modernização das Utilities
Moderador: Ronaldo SantaremAs telecomunicações são fundamentais para lidar com as mudanças evolutivas e disruptivas necessárias para aumentar a eficiência das operações, bem como para complementar a introdução de novos componentes na rede. Este painel vai discutir os diferentes domínios dentro das Redes Inteligentes onde as telecomunicações desempenham um papel fundamental para transformar a visão da Rede Inteligente em realidade, resolvendo os cenários atuais e permitindo novas aplicações à prova de futuro.
Ian Throughton - CEO
- 4RF - Download da palestraDavi Fernandes – Gerente de Vendas Setor Elétrico
- Huawei - Download da palestraEugenio Neto – Diretor de Vendas
- Hughes - Download da palestraJulian Stafford – Diretor
- EUTC - Download da palestraALMOÇO – SALÕES ALVORADA E ITAMARATI
ABERTURA DA EXPOSIÇÃO
Tecnologia para Modernização das Utilities
Moderador: Severiano Macedo - Cisco - Download da palestraContinuando a série de painéis estratégicos, os principais provedores de tecnologia a nível mundial apresentarão as últimas inovações do mercado voltadas para a utility digital, sistemas de automação e telecomunicações em geral para as utilities.
Nicholas Szucko - CEO
- Nozomi Networks - Download da palestraValter Teixeira - Gerente Geral
- Juniper Networks - Download da palestraClaudio Puga - Diretor
- Landis&Gyr - Download da palestraSerafin Ivo – Gerente
- Fortinet - Download da palestraItalo Calvano – VP Latam
– Claroty/Medigate - Download da palestraIntervalo
Modernização das Empresas Utilities – Visão dos Dirigentes
Moderador: Heron Fontana - Neoenergia - Download da palestraNo terceiro e último painel do primeiro dia, executivos das principais empresas elétricas nacionais irão debater as principais tendências tecnológicas voltadas para a modernização do setor. Eles irão revelar como são feitas as escolhas de tecnologia à luz das novas tendências e tecnologias disruptivas nas áreas de IoT, 5G, Cloud Computing, Machine Learning, AI e Blockchain para se tornarem organizações totalmente orientadas a dados.
Rodrigo Leal - Assistente da Diretoria de Operação
- CHESF - Download da palestraAlessandro Fernandes - CIO
- Taesa - Download da palestraLeandro Waingurt - CIO
- ISA CTEEP - Download da palestra31 Março, 2022 • Quinta-feira
SECRETARIA
Distribuição de Crachás
Distribuição de Pastas e Material dos Patrocinadores
Cibersegurança, seus desafios na TO e a abordagem de Furnas
nesse campo.
Moderador: Mario Torraca - UTCAL
Nessa apresentação serão apresentadas as forças que movem os crescentes ataques à infraestruturas críticas, em especial as utilities de energia ao redor do mundo. As ações de grupos que operam buscando vulnerabilidades no ambiente de Tecnologia da Automação (TA) para explorar e obter ganhos financeiros, além das ameaças que envolvem guerras entre nações e todas as questões relacionadas à proteção desses ativos de missão crítica são a tônica dessa discussão, que busca expor alguns caminhos que vem sendo adotados pela equipe de TA de FURNAS para mitigar os riscos cada vez mais desafiadores na jornada pela manutenção da disponibilidade dos sistemas operativos.
Soluções de segurança cibernética para adequação à rotina
operacional RO-CB.BR.01 do ONS
Tendo em vista o novo procedimento de rede do ONS, novos controles e tecnologias devem ser incorporados aos sistemas de energia do GTD. A palestra apresentará detalhes sobre as tecnologias que devem ser adotadas para conformidade com os novos requerimentos.
Intervalo
Uma solução econômica para teleproteção aplicada em grandes linhas
de transmissão na Energisa Mato Grosso
Moderador: Alan Macieira - Neoenergia
O projeto foi implantado para solucionar um problema frequentemente encontrado em linhas de transmissão em operação no sistema elétrico brasileiro. O objetivo foi ativar um esquema de teleproteção para linhas longas em circuito duplo, que não estava previsto na fase de planejamento, envolvendo empresas diferentes. A interligação de duas subestações de energia localizadas a aproximadamente 150 km de distância uma da outra, utilizando cabos OPGW, possibilitou não só a ativação do esquema de teleproteção utilizando protocolos da norma IEC 61850, mas também a supervisão dos equipamentos, compartilhamento de dados de medição de energia, além de obter uma economia de aproximadamente 50% dos custos em relação às soluções tradicionalmente utilizadas.
Projeto Itaipu e CEEE - Videomonitoramento e controle de acesso
a sites de missão crítica
Nesta palestra serão apresentados os cases dos projetos ITAIPU e CEEE para vídeo monitoramento e uma solução inovadora de controle de acesso.
No case da CEEE Geração e Transporte será apresentado o projeto de um sistema de vídeo monitoramento para 64 subestações e salas de comando, que foi concebido integralmente com a solução Axis, onde destacamos o sistema de gerenciamento de vídeo, NVRs e câmeras.
No case da ITAIPU será apresentado um projeto de vídeo monitoramento implementado com câmeras Axis em razão da qualidade, robustez e garantia de completa de fábrica por 5 anos. Neste projeto há uma solução inovadora para controle de acesso que combina reconhecimento facial e de placas realizando uma “autenticação em 2 fatores”, com o objetivo de assegurar que tanto o motorista quanto o veículo estão autorizados a acessar a planta.
O Impacto da frequência 250 MHz na Automação do Setor Elétrico
O Setor elétrico brasileiro passou na última década por uma crescente expansão na sua capacidade de automação dos ativos da rede seja para chaveamento de rede através de religadores como a praticidade da medição remota dos consumidores. Este processo de automação impulsiona a cada dia a crescente necessidade de trafegar um maior volume de dados dentro das Concessionárias com a latência e confiabilidade esperada para que se possa exercer uma gestão de rede ativa e eficaz. E para completar o desafio temos os variados meios de transportes possíveis destes dados que carregam suas particularidades de infraestrutura necessária, investimento elevado, densidade populacional e as limitações da regulação.
Considerando esse cenário a tecnologia LTE 250MHz poderá ser uma grande aliada das Concessionárias para prover uma rede de alta confiabilidade, baixa latência e de fácil expansão para vencer os desafios da comunicação da automação.
ALMOÇO – SALÕES ALVORADA E ITAMARATI
P&D Teleproteção IP - Cemig
Moderador: Patricia Igreja – Quantum13O objetivo é apresentar o P&D D064 CEMIG/FITEC de Teleproteção sobre rede de pacotes e descrever os requisitos técnicos demandados pelas funções de missão crítica do sistema elétrico. Esses requisitos técnicos nortearão a definição das tecnologias de telecomunicações mais apropriadas, do ponto de vista técnico, econômico e regulatório, como infraestrutura de comunicação para suporte à teleproteção, aderentes ao escopo da Rede Operativa da Dados da CEMIG.
Projetos de Redes Metro Ethernet para sistema de vídeo monitoramento
operacional e perimetral para subestações e usinas fotovoltaicas
O aumento da demanda de sistemas de videomonitoramento operacional e patrimonial em instalações de transmissão e geração de energia veio acompanhado de um maior nível de exigência na disponibilidade da rede. Os requisitos dos novos procedimentos de rede em relação a operação de instalações estratégicas desassistidas exigem a utilização de sistemas de videomonitoramento com alta disponibilidade. A utilização de soluções metro ethernet com topologia em anel, possibilita a implantação e manutenção de um sistema de videomonitoramento com alta disponibilidade e custos reduzidos de implantação e manutenção.
Potencial do 5G para o Setor Elétrico
Usualmente as redes de telefonia celular não são utilizadas pelo Setor Elétrico em suas atividades mais críticas. Essa reticência deve-se, principalmente, a dois fatores: latência e confiabilidade.
Porém a cena tecnológica está em vias de ser profundamente alterada devido às imensas pressões decorrentes dos movimentos de transformação digital, em especial da demanda exponencialmente crescente de dados por parte dos usuários finais e da demanda de produtividade e redução de custos dos fabricantes, que está sendo atacada com um modelo usualmente chamado de Indústria 4.0.
Esse contexto, porém, necessita de uma plataforma de comunicação capaz de lidar com maiores volumes de dados e tempos de resposta muito mais restritivos, daí o advento das redes de telefonia com tecnologia de quinta geração, ditas 5G, com promessas de impacto disruptivo em diversos quesitos fundamentais, tornando viável, pela primeira vez na história, o emprego de telefonia celular como plataforma de comunicações para as atividades de missão crítica do Setor Elétrico.
Esse trabalho apresentará reflexões sobre o potencial de avanço que as tecnologias 5G poderão proporcionar às empresas do Setor Elétrico.
Serão abordados pontos de interesse inerentes aos aspectos técnicos do 5G, questões eletromagnéticas, saúde do trabalhador, infraestrutura, segurança e impactos nos modelos de negócio e gestão de ativos.
Intervalo
Funcionalidades Virtualizadas para Subestações de Utilities
Moderador: Francisco Pires – A&C PiresntUtilizamos diferentes aplicações em nossa rede para suportar as soluções de conectividade e, em uma rede tradicional, cada uma destas funcionalidades é executada em um equipamento dedicado como roteador, firewall ou acelerador de WAN. O problema é que o número de aplicações e funcionalidades necessárias na rede aumenta a cada dia, o que faz com que a manutenção destes diversos equipamentos seja muito complexa e custosa. Nesta palestra iremos avaliar as opções para diminuir a complexidade da rede e ao mesmo tempo aumentar a sua segurança e reduzir custos.
A importância das soluções híbridas para o setor de Utilities
A HUGHES e TIVIT, em sua longa parceria de soluções, abordarão os principais desafios enfrentados no setor de Utilities.
Em um país continental como o Brasil, há necessidade latente de soluções tecnológicas complementares com foco na capilaridade e custo. Neste contexto, ressalteamos a importância do portifólio desta parceria no auxilio as distribuidoras de energia a atingirem os seus principais indicadores junto aos órgãos regulatórios.
Backbone IP-MPLS Taesa
As transmissoras de energia dependem de infraestrutura de telecomunicações própria e de terceiros para suportar os serviços internos e externos, no entanto, em algumas regiões, não há boas infraestruturas de telecomunicações. A TAESA visando a excelência na transmissão de energia elétrica vem modernizando e ampliando sua infraestrutura de telecomunicações e redes, implementando um backbone nacional de alta capacidade utilizando a tecnologia IP/MPLS.
Através de parcerias a TAESA obteve o direito de uso de circuitos multigigabits (1Gbps/10Gbps/100Gbps), onde, em sua maioria, os circuitos utilizam o cabo OPGW (Optical Ground Wire), garantindo altíssima disponibilidade. Os circuitos multigigabits foram conectados a equipamentos de redes (roteadores) de última geração tornando este conjunto o backbone IP/MPLS. A tecnologia IP/MPLS trouxe monitoração, segmentação e transparência em um modelo de rede avançada que visa suportar a implantação e crescimento de diferentes serviços da TAESA.
A sessão mostrará o cenário antes da implantação do backbone IP/MPLS, os desafios da implantação, o status atual e a prospecção futura do backbone IP/MPLS, e, por fim, conclui-se com os benefícios do projeto.
Apresentação do Projeto Vencedor do Prêmio ALTA
Esse espaço destina-se a empresa vencedora do prêmio ALTA para apresentar ao público seu projeto.
HAPPY HOUR ÁREA DE EXPOSIÇÃO – CORTESIA CIENA/BINÁRIO
IoT Aplicado ao Setor Elétrico: Casos Reais, Oportunidades e Desafios
Moderador: Gustavo Zarife - EverynetGustavo Zarife
– Everynet - Download da palestraLuiz Eduardo de Antonio
– Hart BRRogério Diógenes
– Connexa SoluçõesAlexandre Castro
– EnergisaGabriel Santos
– EquatorialHá alguns anos, as soluções de Internet das Coisas eram promessas distantes em apresentações bem acabadas. Hoje, as promessas já são uma realidade com soluções implementadas, testadas e escalando. O painel se destina a apresentar casos de uso reais, pela ótica tanto dos provedores de soluções como das distribuidoras de energia, com foco nos resultados obtidos até agora, desafios encontrados e oportunidades futuras. A Everynet, empresa líder global em tecnologia de redes LoRaWAN, vai moderar o painel, que contará com os provedores de solução Hart BR e Connexa Soluções, e as distribuidoras Energisa e Equatorial.
Intervalo
Conectividade de Redes Ópticas em Sistemas Industriais
Moderador: Allyson Gomes - TaesaAbordagem rápida sobre vantagens e exemplos de uso de redes ópticas em Sistemas industriais, incluindo aplicações de uso.
Impacto do 5G para as Utilities
A tecnologia 5G já é uma realidade em diversos mercados e tem sustentado uma marcante evolução tanto na forma de se pensar novos serviços como no potencial de aplicações que viabiliza. Com o leilão de frequências realizado no final de 2021, o mercado brasileiro se prepara agora para o aproveitamento integral dos 470MHz recém disponibilizados no espectro intermediário para uso na nova geração de serviços móveis.
Nesta palestra serão abordadas as maneiras como o 5G tem sido aplicado, o impacto que tem trazido aos mercados, em particular as aplicações para utilities, sob os aspectos da transformação digital e benefícios, dos papéis das operadoras e dos parceiros tecnológicos no desenvolvimento dos casos de uso e da perspectiva do futuro próximo no mercado brasileiro.
Aumentando a resiliência e reduzindo riscos operacionais de subestações e Redes de Energia
Alvo de frequentes ataques e até mesmo indisponibilidade, o setor elétrico busca em todo mundo melhorar a resiliência cibernética e reduzir indisponibilidade avaliando opções para aumentar a segurança cibernética de suas redes em busca de visibilidade em tempo real de ataques e de mecanismos para reduzir riscos prevenindo sabotagens e erros operacionais. A apresentação aborda controles sugeridos para elevar a maturidade da segurança cibernética e confiabilidade operacional dos sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia.
ALMOÇO – SALÕES ALVORADA E ITAMARATI
Segurança Integrada nas Redes Operativas: Como garantir segurança
fim a fim no ambiente de automação.
Moderador: Wanderley Maia - UTCAL
A convergência IT/OT, conforme definido pelo Gartner, está aumentando rapidamente. Apesar de já existirem múltiplas soluções de segurança para OT no mercado, apenas implantá-las não garante a segurança do ambiente. Uma aproximação holística, de modo 360, é a melhor forma de garantir um alinhamento completo entre as necessidades do negócio, necessidades operacionais e riscos presentes. A NTT demonstrará sua abordagem e expertise na criação de uma segurança fim a fim para a automação, envolvendo processos, pessoas, conscientização, treinamento, controles, compliance, tecnologia e serviços de gestão.
Aplicações de Medição Inteligente no Brasil
William Fernandes
- Landis+Gyr South AmericaAbordaremos casos específicos da realidade brasileira em que a aplicação de tecnologia foi fundamental na resolução dos problemas das distribuidoras.
A Landis+Gyr tem promovido e levado ao mercado a tecnologia AMI para medição e controle da distribuição de energia inteligente há mais de duas décadas no Brasil.
AIOps – O Novo Paradigma para Redes de Missão Crítica
A Inteligência Artificial vem se estabelecendo firmemente como uma tecnologia essencial para enfrentar os novos desafios na velocidade exigida pela transformação digital, que já vem acontecendo em diferentes verticais. Em ambientes de missão crítica a visibilidade, agilidade, automação e garantia de serviços são absolutamente necessárias em várias áreas da infraestrutura que impactam a experiência usuário no acesso à informação, seja na SD-WAN, nos switches ou no Wi-Fi. A inteligência e simplicidade de um AIOps, estruturado com base na inovação, traz grande valor agregado na execução de tarefas repetitivas, permitindo que os profissionais de TI tenham mais tempo para investir em atividades que os humanos são imbatíveis como planejamento, relacionamento com clientes internos/externos, estratégias para minimizar fricções e elevar a experiência dos usuários. O mercado já conta com tecnologia robusta que vem liderando os movimentos nesse novo paradigma, que é essencial para o sucesso do negócio.
Intervalo
Implementing MPLS-TP technology to support mission-critical
transport of information
Moderador: Pablo Humeres – CGT Eletrosul
Keeping delay and differential delay under control is imperative for networking protection relays and other applications of a smart grid. Therefore OTN Systems has implemented the appropriate functionalities to have full control over the delay and differential delay within its MPLS-TP based telecommunication technology.
Precise timing enables efficient power grid operations
The presentation will outline a field-proven, robust timing architecture optimized for innovative power grids, also addressing operational requirements with a most sophisticated synchronization management solution.
Como utilizar as vantagens da nuvem garantido a segurança da operação
A utilização das soluções em nuvem traz diversas vantagens ao negócio, como agilidade, competitividade e assertividade para a tomada de decisão. Neste encontro iremos abordar alguns casos práticos, exemplificando através de estudos de casos de sucesso, como a segurança deve ser encarada neste cenário de forma a garantir o pleno sucesso da operação em ambientes em nuvem. Exploraremos também conceitos que não podem ser deixados de lado nesta jornada, garantindo assim o sucesso operacional mantendo o risco sob controle.
Cybersegurança: Requisitos e soluções para adequação ONS
A ONS assumiu o desafio de conduzir a iniciativa de implementar critérios e requisitos mínimos de segurança cibernética para as instalações que compõem o Ambiente Regulado Cibernético (ARCiber), incluindo os seus centros de operações. Esses critérios e requisitos compõem o ARCiber, e foi divulgada a nova rotina operacional, intitulada RO-CB.BR.01, que deverá entrar em vigor a partir de 26 de junho. Sua empresa está preparada? Em nossa palestra, será possível entender os detalhes e fases da implantação da nova rotina e quais as soluções necessárias (pacote turn key) oferecidas com exclusividade pela empresa para adoção de contramedidas de segurança cibernética em infraestruturas de energia que garantirão a conformidade a RO-CB.BR.01.
HAPPY HOUR ÁREA DE EXPOSIÇÃO – CORTESIA CIENA/BINÁRIO
Painel Modernização – Migração para Redes IP
Moderador: Alexandre Paixão - CHESF - Download da palestraAlexandre Paixão
– CHESF - Download da palestraJuliana Aguilera
– RibbonRicardo Alencar
– Hitachi EnergyA migração das tecnologias SDH/Sonet para IP vem a ajudar as empresas a reduzir seus custos operacionais pela adoção de redes multisserviços. Nesse painel iremos apresentar alguns casos de migração em andamento no Brasil.
Intervalo
Soluções CISCO para redes de transporte – A convergência dos serviços de transporte de dados, os impactos do 5G e das novas aplicações e o desafio de gestão dos serviços e investimentos no backbone das Utilities
Moderador: Dymitr Wajsman - UTCALAs crescentes demandas por dados e a chegada das novas tecnologias 5G e Wi-fi 6 irão gerar transformações profundas nos backbones das utilities. Novos métodos de transporte podem gerar mais de 40% em redução de custos com operação e mais de 30% na redução com investimentos no backbone convencional.
5G Workshop
5G Workshop: 5 G mobile operators and 5G-related technology are starting deployment and field trials and consolidating many years of standardization in different forums. Technologies such as Segment routing, SDN-Software Define Networks, Virtualization and network slicing will have a deep impact in how OT networks will look like in the future. Also, 5G mobile networks will support a variety of use-cases and applications which will also impact on several marketplaces, such as IoT for the industry, the way DSO networks will look in the future and smart city platforms. This workshop will provide a glance on these topics and will allow us to look at the future/NextGen of OT networks.
Fornecendo automação de distribuição – melhores práticas de comunicação
O rádio de banda estreita privada é uma ferramenta de comunicação de rede inteligente eficaz e econômica com um histórico comprovado. Os requisitos de largura de banda para as tecnologias atuais de monitoramento e controle da rede aumentaram, principalmente por meio do desenvolvimento de novos protocolos SCADA, da demanda por melhor segurança e pelo uso do gerenciamento de rede estendido a todos os níveis das redes de comunicação. No entanto, a nova tecnologia, incluindo Modulação Adaptativa Automática até 256 QAM, aumentou a capacidade desses sistemas de rádio ao ponto em que os requisitos modernos de monitoramento e controle podem ser atendidos em grandes áreas de serviço. Muitos aspectos do desenvolvimento moderno das comunicações SCADA foram impulsionados por novos investimentos em redes e iniciativas de redes inteligentes. A implantação de uma solução baseada em rádio requer decisões práticas importantes de projeto nas áreas de planejamento, aquisição de espectro e integração de sistemas de tecnologia da informação, enquanto o desempenho e a segurança exigem consideração cuidadosa e boas práticas de implementação. Nesta sessão mostraremos melhores práticas de comunicação cuidando minimizar o CAPEX e o OPEX em investimentos em redes inteligentes de nova geração.
ALMOÇO – SALÕES ALVORADA E ITAMARATI
LTE Privado: Tecnologia & Aprendizados;
perspectivas de evolução rumo ao 5G
Moderador: Mario Torraca - UTCAL
A Neoenergia implantou a primeira rede privada LTE do Brasil em 2019 e avançou com o processo de digitalização e automatização em áreas como Smart Grid, Smart Metering e mais. Conheça a tecnologia por trás desse caso de sucesso, os aprendizados e as possibilidades de evolução.
Soluções para Redes Inteligentes e tendências do mercado
A palestra contemplará uma visão geral do portfólio de soluções da Hexing além das diferentes tecnologias utilizadas na aplicação de Redes Inteligentes, assim como a aderência aos aspectos regulatórios e requisitos de mercado. Adicionalmente, serão apresentados alguns casos de sucesso com informações sobre projetos de Redes Inteligentes em território nacional.
Redes de área de campo – combinando o melhor de LTE e rádio privado
Nenhuma tecnologia pode resolver os desafios de comunicação para automação de distribuição de redes inteligentes, mas uma combinação eficaz de abordagens, misturando redes públicas e privadas, pode fornecer uma solução abrangente e econômica.
Esta apresentação examinará os pontos fortes e fracos das opções de rede de área de campo privada e como a combinação de tecnologias LTE e de rádio privado fornece uma solução ideal e ágil para as várias aplicações de campo de infraestrutura crítica, especificamente a aplicação de automação de distribuição em redes de distribuição de eletricidade. A combinação de tecnologia será avaliada em termos de disponibilidade, cobertura, resiliência, latência, taxas de dados e facilidade de implantação. Essas opções de sistema são adequadas às necessidades do setor de serviços públicos e são uma tecnologia apropriada para lidar com o complexo cenário financeiro, de espectro e regulatório de hoje.
Intervalo
Painel Evolução Tecnológica das Redes LTE
Moderador: Ronaldo Santarem - UTCALGösta Kallner
- 450MHz Alliance - Download da palestraDavi Fernandes
- Huawei - Download da palestraDominique Verhulst
- Nokia - Download da palestraJulian Stafford
- EUTC - Download da palestraKahoe Faust
- Furukawa - Download da palestraMaria Aparecida Muniz
- AnatelNesse painel utilities e fornecedores apresentarão soluções de uso do LTE em diversas faixas de frequência.
HAPPY HOUR ÁREA DE EXPOSIÇÃO – CORTESIA CIENA/BINÁRIO
Fibra Óptica OPDC – Integração entre as Redes Elétricas e Rede de Telecomunicação.
Moderador: Patrícia Igreja – Quantum13O projeto consiste na fusão, certificação e ativação das 03 primeiras caixas de emenda de fibra óptica no cabo OPDC (Optical Distribution Cable) no sistema de backbone da EDP São Paulo.
A solução inovadora utiliza o cabo OPDC — que é um cabo híbrido, metálico com fibra optica no interior, capaz de conduzir energia elétrica e, ao mesmo tempo, fazer a transmissão de dados em banda larga — como mensageiro e elemento de sustentação na rede compacta de média tensão (15KV). O projeto utiliza a tecnologia Fiber Mesh, e une a comunicação com redundância de 2 subestações e 7 religadores na região de Suzano - SP.
Subestações Digitais como tecnologia disruptiva e os diferentes níveis de digitalização de uma subestação
A subestação digital já é uma realidade, com diversas subestações no Brasil e no mundo em funcionamento, além de diversos projetos em implantação. Este processo está transformando a infraestrutura dos sistemas de Proteção, Automação e Controle das subestações aplicando conceitos e soluções de Tecnologia da Informação – TI não apenas nas salas de controle, mas no pátio das subestações. Serão abordados os aspectos tecnológicos desta jornada apontando os possíveis níveis de implementação, os requisitos a definir, os desafios, os desenvolvimentos em andamento e as potencialidades futuras.
Será apresentado o planejamento do projeto criado pelo Grupo de Trabalho de Subestações Digitais da CGT Eletrosul, que visa preparar a empresa para que esteja apta a projetar, operar e manter Subestações Full Digital. O projeto tem como entregas: um Documento de Estratégia de Implantação - que contempla aspectos tecnológicos, impactos nos processos, análise dos custos e riscos, programa de capacitação, dentre outros; dois projetos piloto e dois seminários - o primeiro interno, para engajamento das áreas técnicas; e o segundo externo, com participação de outros agentes. Apresenta-se a metodologia utilizada nesse planejamento, além das entregas produzidas até o momento.
Intervalo
Benefícios de combinar LTE Privado com radio de Banda Estreita para extensão de cobertura
Moderador: Francisco Pires – A&C PiresntNesta palestra, mostraremos como a utilização combinada de soluções de LTE Privado e rádios VHF/UHF de banda estreita, podem ajudar na extensão da cobertura de uma rede de multisserviços metropolitana, que também precisa cobrir áreas rurais.
Dentre as tecnologias disponíveis, serão explorados os limites de cobertura, latência, interferência e disponibilidade para atender aos distintos serviços dispostos dentro de um sistema de distribuição de energia. A segurança da rede também será abordada, onde exemplificaremos como o sistema se beneficia da utilização combinada de Firewall, QoS e VLAN para proteger, filtrar e dimensionar os multisserviços.
EUGENIO - Acelerando negócios com tecnologia
EUGENIO é nossa plataforma de conectividade, gerenciamento, segurança de dispositivos, armazenamento e processamento de dados. Veja como tornar o desenvolvimento de aplicações para a Internet das Coisas acessível a todos os tipos de empresas, de forma simples e segura.
Arquiteturas híbridas “ Sem Fio “: garantindo a operação e disponibilidade dos dispositivos existentes e os de última geração das concessionárias de energia
À medida que o setor de comunicações avança com a próxima geração de tecnologias e recursos, as concessionárias de energia enfrentam vários desafios - qual a melhor tecnologia para nós? Como podemos aprimorar nossa capacidade de comunicação e nos beneficiar das novas tecnologias sem uma substituição onerosa dos dispositivos existentes? Como podemos equilibrar a necessidade de redes privadas de alta disponibilidade com o custo de tais soluções? A abordagem híbrida da ABB Power Grids para comunicações de distribuição de energia aborda esses desafios de uma maneira holística e flexível.
ALMOÇO – SALÕES ALVORADA E ITAMARATI
Comunicação confiável em redes SCADA com rádio modems
IP de próxima geração
Lorena Gomezjurado
- RACOM - Download da palestraAres Flores Lema
- RACOMMartin Lácha
- RACOM - Download da palestraRadio modems da próxima geração são roteadores IP completos que possuem várias interfaces, além de oferecer opções de Roteamento Dinâmico, Rotas de Backup, QoS, Firewall, Criptografia e outros recursos de última geração.
Opções para redes VHF/UHF, Celular, Fibra e Ethernet são integradas em apenas um dispositivo, elas permitem realizar backup e se complementar uma à outra.
Nesta palestra, discutiremos como esses novos recursos avançados melhoram a confiabilidade e a segurança das redes modernas de Smart Grid para seus aplicativos de missão crítica.
Projeto da Subestação Segura: como aplicar o padrão IEC 62443
no setor elétrico
À medida que os sistemas de proteção, controle e supervisão das subestações se tornam mais conectados e adotam soluções do mercado de TI, a superfície de ataque e os riscos de segurança cibernética também aumentam. A implementação de padrões de segurança cibernética faz-se necessária para mitigar os riscos e manter a confiabilidade do sistema elétrico. A norma IEC 62443 é um padrão completo e abrangente para a segurança cibernética em redes industriais e sua aplicação nas subestações do setor elétrico cobre requisitos de segurança dos produtos, sistemas e processos, desde o projeto até a manutenção da subestação. Nesta apresentação vamos explorar a estruturação de um plano de segurança cibernética utilizando a norma IEC 62443.
Garantindo o sucesso na implantação de uma rede privada
Com base na experiência acumulada na construção de redes públicas e privadas em diversas tecnologias e em mais de 20 países, a CelPlan apresenta as etapas fundamentais para que a implantação de uma rede privada de missão crítica possa alcançar seu objetivo, permitindo uma rede robusta com convergência de uso.
Será apresentado um case de sucesso onde estas etapas foram realizadas, bem como o resultado alcançado. No decorrer, serão também citados problemas que ocorreram em cenários onde estas etapas não foram respeitadas.
Intervalo
Painel Cybersecurity para empresas elétricas
Moderador: Roberto Boucinhas – Consultor – UTCALMarcelo Branquinho
- TiSafe - Download da palestraMarcos Berger
- Ribbon - Download da palestraAlexandre Freire
- Nozomi Networks - Download da palestraRoberto Suzuki
- Fortinet - Download da palestraFelipe Coelho Ribeiro
- Claroty - Download da palestraEduardo Honorato
- Tenable - Download da palestraMilton Almeida
- EDPNesse painel serão apresentadas soluções e diretrizes utilizadas por utilities nacionais e internacionais e fornecedores de tecnologia.
HAPPY HOUR ÁREA DE EXPOSIÇÃO – CORTESIA CIENA/BINÁRIO
Grid Edge Intelligence: benefícios para os consumidores
e distribuidoras de energia
Moderador: Wanderley Maia - UTCAL
Inteligência distribuída e mais próxima do consumidor (Grid Edge Intelligence) está mudando a forma que distribuidoras visualizam e gerenciam a qualidade da energia. Apresentaremos casos em que edge computing aliado à medição em nível de forma de onda permite reconhecimento de padrões de consumo em tempo real em redes IoT.
RO-CB.BR.01, Normativa 964, NERC-CIP, IEC62443: Como sair do outro lado!
O lançamento da Rotina Operacional do ONS para Segurança Cibernética e a normativa 964 da ANEEL representam importantes passos para a elevação do nível de maturidade de segurança cibernética no setor elétrico. Entretanto, outros países da América Latina adotaram a estratégia de utilizar como base a NERC-CIP, padrão lançados pelos EUA em 2008 e melhorado desde então. Assim, correlacionaremos as iniciativas brasileiras no campo da segurança cibernética, ações realizadas em outros países e possíveis futuros avanços neste tema.
Intervalo
Painel Espectro para Utilities – Aspectos Econômicos e Regulatórios
Moderador: Clóvis Baptista - UTCALMaria Aparecida Muniz
- AnatelTom Luiz
- Celplan - Download da palestraRicardo Leite
- Neoenergia - Download da palestraA preocupação com os aspectos regulatórios e econômicos envolvendo a definição de espectro para uso das utilities tem sido recorrente entre as empresas do setor elétrico, que sofrem com a insegurança nas decisões de seus investimentos em telecomunicações, bem como com a fragilidade dos seus sistemas de telecomuniccações que precisam suportar as aplicações de missão crítica de mais de 84 milhões de consumidores brasileiros. Os debates neste contexto poderão auxiliar na busca de soluções que possam tornar viável e segura, no curto prazo e médio prazos, as iniciativas desse setor nos projetos de modernização de suas plantas e a melhoria de qualidade na entrega de seus serviços à população.
ALMOÇO – SALÕES ALVORADA E ITAMARATI
GT MELHORES PRÁTICAS DE SEGURANÇA CIBERNÉTICA PARA
O SETOR ELÉTRICO
Moderador: Roberto Boucinhas – Consultor – UTCAL
Alinhado com a sua Missão de “Promover a geração e a disseminação do conhecimento” e com o seu Objetivo Estratégico de “Promover e disseminar a inovação em Tecnologia da Operação para seus associados”, a UTCAL criou o GT Segurança Cibernética para desenvolver um projeto com o objetivo de recomendar um conjunto de Padrões e de Melhores Práticas de Segurança Cibernética com foco no Setor Elétrico, visando auxiliar as empresas do setor na implantação dos requisitos regulatórios recém divulgados pelo ONS e ANEEL e outros complementares que devem ser editados em breve.Interessante pela sua dinâmica, foi desenvolvido por alguns agentes envolvidos, simultaneamente, na mesma tarefa nas suas empresas e a interação entre eles alavancou o resultado além de torná-lo realizável.
Intervalo
Redes de rádio de alto desempenho
Moderador: Rosana Santana - EnergisaLorena Gomezjurado
- RACOM - Download da palestraAres Flores Lema
- RACOMMartin Lácha
- RACOM - Download da palestraAs redes de rádio em frequências privadas VHF/UHF têm sido consideradas por muito tempo como sistemas de baixa velocidade e taxa de transferência (Throughput), a tecnologia moderna permite atingir um desempenho inédito para longas distâncias.
A chave não está apenas na taxa bruta de dados, sensibilidade ou potência de RF, existem mecanismos distintos e mais eficientes para atingir esse propósito.
Nesta palestra, mostraremos como a utilização correta de protocolos de rádio, as técnicas avançadas de processamento de sinal digital e outros recursos de última geração podem ter um efeito profundo no desempenho das redes de rádio privadas e na sua taxa de transferência geral.
Painel: Compartilhamento de infraestrutura
Rosana Santana
- Energisa - Download da palestraJuliana Galiza
- Light - Download da palestraAlan Soares
- State Grid - Download da palestraO segmento de distribuição de energia elétrica, composto por dezenas de concessionárias e permissionárias, são responsáveis por atender mais de 85 milhões de unidades consumidoras por meio de redes elétricas aéreas. Essas redes contam hoje com mais de 50 milhões de postes. Por sua vez, a crescente demanda por serviços de telecomunicações tem levado à saturação da ocupação desses postes, muitos deles de forma irregular, com casos de mais de 20 pontos de fixação utilizados num espaço previsto para no máximo 6. Esse cenário tende a se tornar ainda mais complexo em um futuro próximo, com a implantação da tecnologia 5G no Brasil. O objetivo deste painel é destacar as dificuldades vivenciadas pelas distribuidoras de energia elétrica neste contexto e os impactos causados na operação do sistema elétrico nos seus aspectos tecnológicos, segurança, regulatório e econômico-financeiro.
Blockchain no suporte à gestão do compartilhamento de ativos: cases no setor elétrico e telecomunicações
A apresentação contempla uma visão geral sobre a tecnologia e suas potenciais aplicações no compartilhamento de ativos de massa do setor elétrico e apresentação de um case de criação de um marketplace para suporte ao compartilhamento de ativos no contexto das redes 5G.
HAPPY HOUR ÁREA DE EXPOSIÇÃO – CORTESIA CIENA/BINÁRIO
01 Abril, 2022 • Sexta-feira
SECRETARIA
Distribuição de Crachás
Distribuição de Pastas e Material dos Patrocinadores
Detectando e Respondendo incidentes de Cibersegurança em Infraestrutura de Energia
Moderador: Patricia Igreja – Quantum 13O desenvolvimento de sistemas de energia operacional inteligente apresenta preocupações significativas de segurança cibernética e resiliência à comunidade de ciência e tecnologia do setor de energia. Os sistemas operacionais de energia são compostos por sistemas ciberfísicos e devem ser capazes de funcionar e responder com segurança em ambientes táticos desafiadores. Vamos falar sobre como detectar e responder incidentes cibernéticos comuns para ambiente de energia, seus impactos potenciais, possíveis estratégias de resposta. O resultado é um conjunto de próximas etapas recomendadas para a comunidade científica e tecnológica em energia operacional.
Projeto SAFARI – Sistema de Antecipação de Falhas de Redes Inteligentes
O Projeto SAFaRI (Sistema de Antecipação de Falhas de Redes Inteligentes) é um projeto desenvolvido em parceria com Centro de Inovação da Iberdrola no Qatar, que tem por objetivo desenvolver um algoritmo de inteligência artificial que realiza a predição da disponibilidade e de falhas dos equipamentos monitorados pelo CEGRI (Centro de Gerência de Redes Inteligentes).
O projeto fez parte da estratégia da Neoenergia de transformar o seu centro de gerência para monitorar todos os ativos digitais da companhia, em acompanhamento à crescente digitalização do sistema elétrico da Neoenergia.
Case Energisa: Projeto Gestão de Alarmes – SCADA Grupo Energisa
A pouca utilização de alarmes para ações preventivas e a inserção de um grande volume de equipamentos automatizados nos últimos 4 anos, tem levado a ineficiência operacional quanto ao tratamento destes dados. Somados a isto, a atual diversidade de sistemas SCADA do grupo Energisa e culturas técnico-operacionais distintas, carregam grandes oportunidades de melhoria e solução de problemas referentes à gestão de alarmes. Com isso, o projeto Gestão de Alarmes tem como finalidade proporcionar melhorias em problemas tais como: Carência de critério para criação dos alarmes; Equipamentos gerando avalanches de alarmes; Necessidade de padronização quanto à criticidade e utilização dos alarmes; não referência às normas de gestão de alarmes EEMUA 191, ISA 18.2, IEC 62682; Grande volume de alarmes que não estão associados a ações de manutenção; dentre outros.
A partir das informações armazenadas no banco de dados dos SCADA, com uma ferramenta de fácil utilização é possível realizar a gestão dos alarmes, elaboração de dashboards e acompanhamento de indicadores, direcionando ações de melhorias na produtividade da Operação do SCADA e mitigando riscos de incidentes causados por avalanches de alarmes desnecessários durante ocorrências. Além disso, com a implementação do projeto, os ganhos com relação a aplicação da filosofia e demais ações em conjunto com a análise dos dados proporcionou uma redução média de 42,5% de alarmes com grande impacto na base de dados.
Intervalo
Integração do CITV no Sistema de Supervisão e Controle de FURNAS
Moderador: Patricia Trotta - CiscoA AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA (ANEEL) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) têm exigido cada vez mais que as empresas do setor aumentem a disponibilidade de seus ativos através da redução dos índices de interrupção.
Após a entrada em vigência da Resolução Normativa ANEEL 864/2019 (versão decorrente da Audiência Pública no 026/2019 da ANEEL), os requisitos para assistência de instalações da rede de operação foram revisados (submódulo 10.14 dos Procedimentos de Rede do ONS).
Com o objetivo de atender a estes requisitos, FURNAS está executando um projeto para adicionar ao Sistema de Supervisão utilizado nos Centros de Operação da empresa (Sistema SOL), mecanismos para visualização de imagens fornecidas por câmeras localizadas em suas estações.
Este trabalho descreve uma solução simples e de baixo custo para aquisição e visualização de imagens integrada com o Sistema SOL.
ARciber: Desafios Encontrados no atendimento a RO ONS
Serão apresentados o planejamento, ações e perspectivas da CGT Eletrosul frente ao tema segurança cibernética para ICS. O trabalho irá destacar os fatores humanos, processos e tecnológicos no contexto de atendimento à Resolução Operativa do ONS (RO-CB.BR.01). Também serão descritos alguns marcos importantes para a empresa na área de segurança cibernética para ICS, tais como criação de um comitê de segurança bem como a preparação de um termo de referência para contratação de serviços. As perspectivas sobre o tema serão ilustradas com apoio do framework NIST CSF destacando os estágios de maturidade desejados e os principais desafios.
Entrega Prêmio Destaque, Encerramento e
ALMOÇO – SALÕES ALVORADA E ITAMARATI
13ª REUNIÃO DO GT ANATEL UTILITIES
ONE – Monitoring, Inovação e Segurança
Moderador: Wanderley Maia - UTCALONE Monitoring como sistema central de monitorização automática de fibras, cabos, fechos, caixas de visita e portas com “one time” monitorização, localização e alarme em redes de fibra ótica de âmbito nacional. Todos os componentes e sensores utilizados são construídos com base nas tecnologias líderes "Made in Germany".
Moving to a predictable & secure packet-switched network
A migração de redes de comunicações tradicionais SDH para uma rede de convergência MPLS-TP mais flexível e baseada em pacotes é o objetivo de muitas companhias de energia. O ímpeto para migração pode ser bem identificado, mas o processo de transição real não é tão bem compreendido. Olhando para a transição, é importante entender e documentar o que está funcionando bem com a plataforma SDH atual e trabalhar para manter esse nível de desempenho, especialmente para os serviços de missão crítica. Também é importante compreender as limitações da plataforma SDH atual e utilizar a nova tecnologia para melhorar o desempenho. E finalmente, não deixe a arquitetura de rede existente ou os serviços atuais ditarem a rede atualizada e aproveite as simplificações e otimizações disponíveis.
Juniper Session Smart Router: SD-WAN dirigida por inteligência artificial.
Inteligente, sem túneis, centrado em serviços,
otimizando a banda útil dos links WAN
A SD-WAN orientada por IA da Juniper que fornece um plano de controle centrado em serviço e um plano de dados com reconhecimento de aplicações que oferece roteamento inteligente, gerenciamento de políticas sofisticadas em recursos, visibilidade aprimorada e análise proativa. Alimentada pelo roteamento do Session Smart e pela IA da Mist, ela simplifica as operações de rede e permite que você otimize os serviços e aplicações do cliente até a nuvem.
Intervalo
Evolução da Solução para Automação de Frotas
Moderador: Roberto Boucinhas - UTCALA fim de proporcionar redução de custos e melhora de performance das equipes de campo, Hughes e Tivit evoluíram sua solução para automação de frotas.
A solução que funciona com comunicação híbrida (celular e satélite), resolve problemas importantes como áreas de sombra, os até então altos custos com comunicação de dados e falhas de equipamentos, e dependência de fornecedor para manutenção.
A HUGHES e a TIVIT falarão sobre a solução que se encontra instalada em mais de 5.000 viaturas cobrindo 4 estados.
A importância do MFA (Multi-Factor Authentication) na Segurança
e Transformação Digital das Utilities
Com cada vez mais serviços sendo disponibilizados a usuários de forma eletrônica nos últimos anos, o cenário de fraudes segue focando no elo mais fraco da corrente, o usuário. Por este motivo a autenticação segue sendo uma etapa chave para garantir a identidade deste usuário e evitar fraudes que podem levar a vazamento de dados que comprometem a empresa de várias formas. Com a plataforma de autenticação avançada Watchguard as empresas podem viabilizar fluxos de serviços focados na experiência do usuário, fornecendo MFA que se adapta a qualquer fluxo de negócio que a empresa queira trazer para seus usuários finais, gerando vantagens competitivas.
Serão abordados cenários de fraudes, novas tendências na tecnologia de MFA e cases de sucesso que permitem que os clientes Watchguard forneçam serviços seguros a mais de 15 milhões de usuários diariamente.
Entrega Prêmio Destaque, Encerramento e
ALMOÇO – SALÕES ALVORADA E ITAMARATI
13ª REUNIÃO DO GT ANATEL UTILITIES
OT Cybersecurity = Safety, Integrity and Uptime
Moderador: Mario Torraca. _UTCALAo longo dos últimos dois anos, a transformação digital acelerou consideravelmente em meio à pandemia em curso. As empresas da estão automatizando e otimizando seus processos tradicionais e conectando-se a mais dispositivos OT, TI, IoT e IIoT para serem mais competitivos e aumentarem a sua lucratividade. No entanto, essa conectividade aumentada apresenta um risco muito real para ambientes Operativos – basta observar o aumento sem precedentes de ransomware e outros ataques destrutivos direcionados a empresas de infraestrutura crítica durante esse mesmo período.
A hiperconectividade é boa para os negócios, mas precisa ser feita com segurança. No ambiente de OT, isso significa usar uma abordagem e ferramentas que priorizem “SAFETY, INTEGRITY, AND UPTIME”. A Plataforma Claroty foi projetada exatamente para esse desafio e conta com a confiança das maiores empresas do mundo para revelar, proteger e gerenciar seus ativos industriais.
O caminho para a modernização das redes críticas das Utilities:
convergência multisserviços, escalabilidade, segurança cibernética
Utilities have traditionally relied on TDM technology to provide network connectivity for Teleprotection, Scada, Voice and Video. As the utility network is evolving from TDM to ethernet, mission critical traffic requirements must be maintained, ensuring high priority for low latency sensitive traffic while sharing network infrastructure with less sensitive traffic. This presentation addresses the key design criteria required to provide a reliable network for mission critical traffic communication using IP/MPLS.
Inovação em Redes sem fio – WiFi6 / 5G
O mundo da energia está evoluindo rapidamente com transformações radicais na forma como a eletricidade é produzida, armazenada, gerenciada e consumida. A tendência geral para a modernização da rede é impulsionada em grande parte por novas capacidades digitais e pela promessa de automação que melhorará o controle e a estabilidade da rede bem como a tomada de decisões, a segurança, a sustentabilidade e a confiabilidade.
Nesta palestra abordaremos de forma breve e objetiva como as tecnologias de comunicação 5G, WiFi6 e GPON aliados as soluções de Inteligência Artificial em “Computer Vision”, possibilitam inovações competitivas no contexto da transformação digital para o ambiente de sub-estações, para a digitalização das rotinas de inspeção de linhas de transmissão e outros casos de uso.
Intervalo
Soluções TAIT para Automação da rede de Energia Elétrica
Moderador: Clóvis Baptista - UTCALUtilização do portfolio TAIT para automação de manobras na rede de distribuição, utilizando soluções e acessórios DMR nas bandas de VHF/UHF.
Interoperabilidade, segurança e aspectos críticos da
redundância na Subestação digital
Abordagem prática sobre a importância da interoperabilidade de sistemas em uma subestação digital, suas implicâncias sobre a segurança desses sistemas, a sua criticidade e a necessidade da redundância, incluindo a dos elementos ativos de redes.
Entrega Prêmio Destaque, Encerramento e
ALMOÇO – SALÕES ALVORADA E ITAMARATI
13ª REUNIÃO DO GT ANATEL UTILITIES
Infraestrutura e Aplicações inteligentes para Subestações
Moderador: Francisco Pires – A&C PiresntA demanda gerada para aumentar controle e segurança exige cada vez mais da infraestrutura e sistemas instalados nas subestações. Redes básicas e computadores simples usados até agora, não são capazes de proporcionar os níveis desejados para controle e segurança das aplicações, dos ativos e das pessoas envolvidas na operação. É necessário a implementação de novos switches, firewalls, IDS, servidores e aplicações que, além de construídos para suportar os requisitos ambientais de uma subestação, agora embarcam cada vez mais inteligência.
Vamos abordar um caso de aplicação de Inteligência Artificial para detecção de situações anômalas em operações de campo pela análise de imagens (uso correto de EPIs, acesso a áreas de exclusão, certificações para o trabalho, etc).
A importância da Infraestrutura de redes para a digitalização de subestações
Com a crescente demanda de automação e digitalização dos sistemas das subestações é primordial a construção de uma infraestrutura de redes capaz de não só atuar como o elemento de conectividade entre os dispositivos, mas também como uma ferramenta essencial no aumento da visibilidade e também como peça chave na implementação de medidas de proteção de cibersegurança. A rede deve permitir o monitoramento da comunicação entre cada um dos ativos da rede operacional, e apoiar na implementação de medidas de proteção de cibersegurança, tais como técnicas de segmentação e arquiteturas de Zero Trust.
Vamos abordar melhores práticas de implementações e soluções que ajudam as Utilities a atingir esses objetivos e também no atendimento às Rotinas Operacionais do ONS.
Os Desafios do LTE 2.3 GHz para as Utilities: interferências e sincronismo
O uso da banda de 2.3 GHz para o SLP surge como uma grande oportunidade para as Utilities, abrindo mais frequências para a implantação de redes privadas de banda larga.
A proximidade com o Wi-Fi 2.4 e a necessidade de sincronismo com os serviços da rede pública trazem novos desafios ao planejamento de redes sem fio.
Esta palestra vai abordar estes e outros potenciais problemas que deverão ser considerados durante o projeto e uso de redes LTE em 2.3 GHz.
Intervalo
Advanced Distribution Management System - ADMS
Moderador: Savio Ricardo - EnergisaMarcio Rocha
- Hitachi - Download da palestraMário Sanchez
- Siemens - Download da palestraJose Luiz França
- Neoenergia - Download da palestraExperiências e expectativas dos fornecedores e empresas elétricas.
Entrega Prêmio Destaque, Encerramento e
ALMOÇO – SALÕES ALVORADA E ITAMARATI
13ª REUNIÃO DO GT ANATEL UTILITIES
A inscrição dá direito a ALMOÇO – SALÕES ALVORADA E ITAMARATI no local do evento.
As palestras serão disponibilizadas ao final do evento após autorização dos autores.
UTCAL Summit
Eventos Anteriores
Confira abaixo as fotos dos eventos anteriores.
UTCAL Summit 2022
Empresas Anfitriãs
Patrocinadores
Master
Premier
Gold
Expositor
Jantar de Premiação - Prêmio ALTA
Prêmio Destaque UTCAL
Wi-fi
Apoio Institucional
O Hotel
Windsor Barra Hotel
Av. Lúcio Costa, 2630 - Barra da Tijuca, RJO Windsor Barra Hotel tem localização privilegiada na Barra da Tijuca. Além da mais extensa praia carioca, o bairro é conhecido pela modernidade, diversas opções de lazer a céu aberto e gastronomia diferenciada. Próximo à Praia Recreio dos Bandeirantes e reservas ecológicas e shopping centers.